segunda-feira, 24 de outubro de 2016

 As relações sociais são pontuadas por transações relacionais, que são estudadas pela Análise Transacional, que procura identificar os estados do EGO, que são: - Pai, Adulto e Criança

esTADO DE EGO DE PAI

No estado de ego de PAI estão registrados todos os tipos de conceitos de vida que 
aprendemos com nossos pais e outros adultos, particularmente nos primeiros anos de vida. O PAI representa, portanto, o depósito de conhecimentos, comportamentos, atitudes e os valores culturais transmitidos à criança de forma verbal ou não verbal. São, portanto, conceitos que nos foram ensinados. Grosso modo, este Estado de Ego forma-se nos primeiros cinco anos de vida. O Estado de Ego de PAI se subdivide em PAI PROTETOR e PAI CRÍTICO. Cada um desses pode ser positivo ou negativo, conforme demonstrado a seguir:

PP+ Pai Protetor Positivo: orienta, protege, aconselha, estimula e ensina.
Crença - é preferível ensinar as pessoas a pescar do que dar-lhes peixes.

PP- Pai Protetor Negativo: Superprotege, assume responsabilidades pelos outros, impede o crescimento dos outros.
Crença - é mais importante amparar quem errou do que elogiar quem acertou.

PC+ Pai Crítico Positivo: faz críticas construtivas, chama a atenção para a falha e cobra.
Crença - proteger as pessoas é a fórmula certa de conduzi-las ao fracasso.

PC- Pai Crítico Negativo: humilha, agride, menospreza, persegue e castiga.
Crença - diante de falhas, deve-se buscar encontrar o culpado para que seja punido.

ESTADO DE EGO DE ADULTO

Este Estado de Ego começa a se formar em torno dos 10 meses de idade. É organizado, adaptável, age testando a realidade. É parte da personalidade responsável pela coleta e análise de todos os dados. Sua função é a de reunir os dados do PAI, do ADULTO e da CRIANÇA, estimando probabilidades e processando as informações, selecionando as melhores alternativas para a tomada de decisão. São, portanto, conceitos pensados. O estado de ego de ADULTO também pode ser positivo ou negativo:

A+ Adulto Positivo: analisa informações, decidindo pelo que é mais justo, mais correto, mais útil.
Crença - é razoável fazer perguntas e/ou pedir tempo para pensar diante de uma questão complexa.

A- Adulto Negativo: analisa informações, decidindo por aquilo que é melhor para si, apesar de prejudicar os outros. É também negativo quando não permite à pessoa ficar nos estados de ego de CRIANÇA ou PAI.
Crença - ajo de forma que as pessoas acabem por concordar comigo, fazendo o que eu quero.

ESTADO DE EGO DE CRIANÇA

Cada pessoa traz dentro de si o menino ou a menina que sente, pensa, fala e reage como fazia naquela idade. É a nossa parte infantil, que independe de nossa idade cronológica. Representa os comportamentos emocionais, como  alegria e tristeza, o amor e o ódio, o prazer e a dor, o destemor e o medo a curiosidade, a intuição e todas as funções fisiológicas. São, portanto, conceitos sentidos.  Grosso modo, este Estado de Ego forma-se nos primeiros cinco anos de vida. O Estado de Ego de CRIANÇA divide-se em CRIANÇA LIVRE, CRIANÇA REBELDE eCRIANÇA SUBMISSA que, por sua vez, podem ser positivos ou negativos:

CL+ Criança Livre Positiva: é espontânea, criativa, afetuosa, desfruta e ama.
Crença - é legal sentir prazer em correr riscos e aventurar-se em situações novas, mesmo sujeito a sentir medo.

CL- Criança Livre Negativa: é barulhenta e comete excessos. Demonstra exagero nas emoções.
Crença - às vezes é salutar “ridicularizar”, divertidamente, as ideias que as pessoas acham sérias e importantes.

CR+ Criança Rebelde Positiva: confirma seus atos, mesmo contra todos, se para ela própria são corretos.
Crença - toda pessoa deve protestar se abusam da boa vontade dela.

CR- Criança Rebelde Negativa: Atua com ressentimentos. É constantemente “do contra”.
Crença - é natural a pessoa guardar ressentimentos de alguém que julga tê-la prejudicado algum dia.

CS+  Criança Submissa Positiva: é disciplinada, se adapta com facilidade às normas sociais.
Crença - Pode-se, eventualmente, discordar do chefe, mas não fazer-lhe qualquer deslealdade.

CS-  Criança Submissa Negativa: submete-se a ordens absurdas sem questionar. É, principalmente, a expressão de medos não objetivos.
Crença - As decisões são para serem tomadas só quando não há mais meios de adiá-las.



























OS ESTÍMULOS NA ANÁLISE TRANSACIONAL

O estímulo é definido por “QUALQUER ATO DE ALGUÉM QUE IMPLIQUE EM RECONHECIMENTO DA PRESENÇA DO OUTRO”. Os estímulos em Análise Transacional podem ser subdivididos em: FÍSICOS ePSICOLÓGICOSPOSITIVOS e NEGATIVOSCONDICIONAIS e INCONDICIONAIS:

ESTÍMULOS FÍSICOS

Aperto de mão
Abraço
Tapinha no ombro   

ESTÍMULOS PSICOLÓGICOS

Palavra de incentivo
Gesto
Movimento

ESTÍMULO POSITIVO

“Ficou lindo! Esta roupa lhe caiu muito bem.”
(Motivam e dão sensação de bem-estar)

ESTÍMULO NEGATIVO

“Se você não tivesse engordado tanto...”
(Fazem sentir mal e desanimam)

ESTÍMULO CONDICIONAL

“Eu te admiro porque você é pontual.”
(Dados a uma pessoa pela sua conduta)           

ESTÍMULO INCONDICIONAL

 “Eu te admiro!”
(Dados a uma pessoa pelo que ela é)

DESQUALIFICAÇÃO

Ocorre uma desqualificação quando a resposta é inadequada ou não corresponde ao estímulo que a originou. Toda desqualificação tem, por função básica, o desconhecimento da existência do outro. Quando desqualificamos, impedimos o outro de existir. Podemos dizer que toda vez que me deixo desqualificar, aceito ser desvalorizado e, toda vez que desqualifico o outro, o desvalorizo.

FORMAS DE DESQUALIFICAÇÃO

Tente identificar qual Estado de Ego emitiu o estímulo e de onde veio a resposta. Faça dessas transações um exercício para ver se você aprendeu bem sobre Estados de Ego.

Alguém pergunta e o outro responde com outra pergunta:
1) Que horas são? 
2) Por que você não compra um relógio? 

Alguém pergunta e o outro responde outra coisa:
1) O que significa dissídio? 
2) Ora, isso não te interessa! 

Alguém pergunta e o outro não responde:
1) Como vai você? 
2) ... 

Alguém pergunta e o outro responde com uma emoção: 
1) O que está acontecendo com você? 
2) (choro) 

Alguém pergunta e o outro responde na 3ª pessoa: 
1) Então, está gostando do trabalho? 
2) As pessoas têm que gostar, não há outro jeito! 

Alguém pergunta e o outro fala de um terceiro:
1) Você já terminou o relatório? 
2) O José quer vê-lo. 

Alguém pergunta e o outro responde expressando sinais contraditórios: 
1) Você está bem? 
2) Estou ótimo!!! (mostrando desânimo). 

Alguém pergunta e o outro responde com generalizações: 
1) Você está gostando do serviço? 
2) Todos nós gostamos. 

Alguém pergunta e responde um terceiro:
1) João, gostaria de conversar com você amanhã. 
2) ...
3) Amanhã ele não virá. 

Uma pessoa fala e duas ou mais conversam entre si:
1) A que horas você vai prá casa? 
2) Mas, como eu ia te dizendo... 
3) ? 

Uma pessoa fala e a outra não está aqui-e-agora, pensa  em  outra coisa: 
1) Olha, essa parte de seu trabalho está boa, mas esta de cá você pode melhorar. 
2) (pensando: ...tomara que meu time ganhe!) 

Uma pessoa cumprimenta e a outra responde automaticamente, sem olhar:
1) Oi, José, tudo bem? 
2) Tudo bem (sem tirar os olhos do jornal). 

Uma pessoa pergunta e responde logo em seguida: 
1) Você quer ir com a gente? Não, né? 
2) ... 

Uma pessoa cumprimenta com aperto de mão,
E a outra responde com a “mão mole”. 

TESTE:



PC
PA
A
CL
CA
1
Tem movimentos firmes e ativos?





2
É espontâneo e leve?





3
Despreza os outros?





4
Procura harmonizar-se com os que o cercam?





5
Valoriza as tradições?





6
Percebe as qualidades alheias e as ressalta?





7
Interessa-se pelas conversas alheias?





8
Analisa bem a realidade e toma decisões?





9
Expressa logo os sentimentos na fisionomia?





10
É crítico às coisas e fatos?





11
É cerimonioso e retraído?





12
É extremamente atencioso com os outros?





13
Protela as decisões referentes às questões desagradáveis?





14
Valoriza o senso de responsabilidade?





15
Conversa com o parceiro em postura correta, encarando-o?





16
Vive se queixando e se lamentando?





17
Gosta de ajudar os outros?





18
Examina a reação alheia?





19
Costuma perguntar "Por quê? Como?"





20
É moralista?





21
Julga corretamente os fatos?





22
Manifesta expressões de espanto: "Não diga!"?





23
É rigoroso com os fracassos e defeitos alheios?





24
Cozinha, lava e limpa por iniciativa própria?





25
É do tipo que não consegue dizer o que pensa?





26
Sempre arranja boas desculpas?





27
Costumeiramente expressa-se dizendo "Deve fazer?"?





28
Tem dificuldade em ficar quieto e parado?





29
Cumpre rigorosamente os regulamentos?





30
Sabe lidar relativamente bem com as pessoas?





31
Esforça-se para contentar os outros?





32
Fala sem cerimônia o que pensa?





33
Colhe várias informações(fatos) e os analisa bem?





34
Você é egoísta?





35
Diz: "Desculpe-me", "Sinto muito"?





36
Julga os fatos sem interferência da sua opinião pessoal?





37
É extremamente curioso?





38
É indiferente aos assuntos alheios?





39
Age sempre em busca do ideal?





40
Sempre planeja conscientemente antes de agir?





41
Não se torna emotivo numa conversa?





42
Sempre que vê uma pessoa em dificuldade, consola-a?





43
Assume a liderança do trabalho em atividades coletivas?





44
Expressa com clareza e firmeza sua opinião pessoal?





45
Decide pela intuição em lugar da razão?





46
É maleável?





47
É obstinado em relação a seus desejos?





48
Perdoa com sinceridade as faltas alheias?





49
Dialoga facilmente com qualquer pessoa?





50
Não consegue recusar um pedido?










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